Aqui está para aqueles que esperavam por isso.
Cycle Trader lista 209 novos 1250RTs disponíveis em todo o país... mas também 497 novos 1300GS's ...Há inúmeros revendedores que estão transbordando de RTs no momento.
Se você estiver de acordo com uma moto mais antiga, a RT 2018 é uma ~~ muito ~~ boa alternativa. 2017/2018 são os melhores anos "Wethead" (ou seja, os modelos BMW RT/GS 2014-2018 são informalmente chamados de Wetheads, 2005-2009 Hexheads, 2010-2013 Camheads e 2019-presente Shiftcams", para sua informação). Manuais ainda podem ser encontrados para Wetheads no Ebay, ou pelo menos, cópias OEM, já que a BMW não os vende mais, e não o faz desde cerca de 2019-2020. Portanto, cópias manuais para shiftcam são difíceis de encontrar. Encontre uma RT 2017/2018 com baixa quilometragem (ou seja, houve uma atualização de transmissão entre os modelos 2014-2016 e 2017/2018, o que torna os últimos anos preferidos), experimente por um tempo, faça o máximo que puder com ela e ajuste-se a outra coisa em um ano ou mais, se as Beemer RTs não forem boas para você. As BMW GSs SÃO bastante capazes de estrada/turismo, a propósito. Elas só têm menos proteção contra o vento, diferentes engrenagens e uma frente mais alta do chão porque, você sabe, "dirt happens". 😏 Os proprietários de GS as amam até a morte, na rua ou fora dela.Estou pensando na mesma linha. Há uma concessionária enorme a cerca de 2 milhas da minha casa que preciso verificar. Moro aqui há 6 anos e me surpreende que esse pensamento não tenha me ocorrido antes🤪
Eu acho que estou procurando um unicórnio. A maior parte da minha experiência de pilotagem em meus dias de formação foi fora de estrada, tanto em corridas quanto apenas em trilhas, e eu realmente gostei disso até que consegui me estragar nas corridas. Então, mudei para motos de rua, a primeira sendo uma nova 86' VFR700 (o tariff buster lol) cara, eu amava aquela moto e motos esportivas naquela época eram algo novo, então as pessoas olhavam para você como se você fosse um alienígena 🤪. Mas, como a vida tem o hábito de fazer, cresci, comecei uma carreira, casei, formei uma família e abandonei minha paixão por pilotar. Agora estou a dois anos da aposentadoria, as crianças foram embora e me mudei para um lugar mais rural (para subestimá-lo severamente). Eu adoro aqui em Berkeley Springs, West Virginia, mas ainda vou trabalhar e sou bombeiro, então teletrabalho está fora de questão 😁. Desculpe, minha mente divaga, eu gostaria de uma moto que seja uma ótima sport tourer, mas ainda assim capaz de off-road. Como você disse, uma dual sport não vai dar certo. Pensando em olhar para a linha KTM primeiro, pois está logo ali. Eu ainda amo as motos japonesas, mas gostaria de mais refinamento na minha próxima moto (ou seja, uma moto que eu não precise de um cinto para os rins para pilotar)🤪
Bruce
Berkeley Springs, West Virginia
Como funciona a embreagem úmida na RT? Minha exposição limitada a uma embreagem úmida remonta a uma Honda ATC, ela tinha uma embreagem úmida, mas nenhuma alavanca de embreagem😳, você apenas trocava de marcha.Bem, eu odeio a nova frente/luz. Não sou fã de abandonar a alavanca da embreagem completamente, mas talvez eu seja apenas muito old school. Parece uma perda de controle, ali.
Ele parece bastante caseiro, mas isso pode ser apenas o revestimento de plástico preto fosco. Eu nem estou acostumado com o design do Shiftcam, ainda.
Além disso, eu ouvi com atenção, mas o narrador não disse nada sobre se a BMW oferecerá aos clientes um manual de serviço técnico; isso é um fator decisivo para qualquer Beemer futuro, no que me diz respeito.
A BMW parece estar correndo o mais rápido e o mais longe possível, de mim como cliente.
Eu também espero, mas algo me diz que eles estão indo nessa direção para agradar o menor denominador comum 😁 Obrigado por esclarecer isso. Lembro-me que alguns dos ATCs da época tinham embreagens úmidas sem precisar fazer nada além de mudar as marchas. O que exatamente o "shift assist" da BMW faz?"Embreagem úmida" simplesmente se refere a uma embreagem interna e lubrificada por óleo do motor, em oposição a uma embreagem que fica entre o motor e a transmissão, não sendo lubrificada.
Eu presumo que a RT no vídeo sem a alavanca da embreagem seja uma transmissão automática que não precisa desengatar a embreagem para mudar as marchas ou parar. Espero que seja uma opção e que uma transmissão manual ainda esteja disponível.
Como estamos no tópico R1300, estou assumindo que você se refere ao novo ASA que está chegando. Caso contrário, minhas declarações abaixo não se aplicam.O que o "shift assist" da BMW faz exatamente?
Eu não usei ou mesmo pesquisei o ASA R1300 2025, e seus comentários são os mais específicos que eu vi. No entanto, eu tenho que assumir que vai funcionar muito parecido com a troca de marchas no modo manual nos meus Fords (2022 F150, 2014 Edge), ou "modo paddle" no Hyundai Sonata que tínhamos antes disso. Sim, você pode aumentar e reduzir as marchas, e sim, isso pode ajudar um pouco nas curvas, ainda mais para economizar freios em declives acentuados. No entanto, não há controle NADA parecido nas curvas que você tem ao trocar de marcha manualmente e usar a embreagem para "aliviar" para dentro e para fora da marcha, dependendo do momento do veículo. Na verdade, o maior problema que tenho é o que vou chamar de perda de "estado". Ausente de olhar para o tacômetro, o ruído do motor sendo tão abafado, às vezes não tenho ideia se o motor está sobrecarregando ou engasgando durante a troca manual de marchas. Por causa disso, a única vez que vou usar esse modo é para reduzir marchas manualmente em declives, por medo de danificar a transmissão automática.Como estamos no tópico R1300, estou assumindo que você se refere ao novo ASA que está chegando. Caso contrário, minhas declarações abaixo não se aplicam.
Há muitos vídeos no YouTube sobre a R1300GS. Um cara da Alemanha com o nome do canal "NothingToProve" tem um vídeo sobre o ASA. Eu gosto das avaliações dele.
De qualquer forma, ele tem coisas muito boas a dizer sobre o ASA. Em suma, existem dois atuadores internos na transmissão. Sua alavanca de câmbio agora é apenas um interruptor, sem conexões internas com a transmissão. Sem alavanca de embreagem. Um atuador é para a embreagem, o outro é para a troca de marchas. O computador da BMW faz toda a embreagem e troca de marchas para você. No modo manual, você pode clicar no câmbio e ele vai trocar a marcha. Mesmo no modo automático, você pode reduzir a marcha e a moto manterá essa marcha até que você pare de acelerar por cerca de 5 segundos. Então ele volta para o automático. Chegue a uma parada, ele puxa a embreagem para você. Ele ainda vai deixar você começar na segunda marcha, nunca para.
Minha opinião é que a troca da primeira para a segunda marcha ainda é um pouco dura. Não é diferente de uma moto com embreagem padrão. Mas o resto das marchas parece mais ou menos o mesmo ou melhor. E trocas de marcha muito rápidas.
Eu era contra quando ouvi falar disso pela primeira vez. Mas agora, assistindo provavelmente uma dúzia de vídeos do YT de revisores europeus, com certeza vou considerar isso na minha próxima RT.
lol, pelo que ouvi, "discordância" e "discussão aberta" andam de mãos dadas.A assistência de mudança de marcha é um animal totalmente diferente da ASA.
Pense na Porsche Tiptronic, por exemplo, ou numa BMW M3 ou M5, não numa pick-up ou num sedan comum. Depois de entender como usá-la corretamente, o controle é bastante granular e pouco diferente do manual. Muitos dinossauros não vão gostar, mas e daí - é uma opção, não gosta, não compre.
Você ainda pode desfrutar da mudança manual, se é isso que você quer fazer, mas com a opção de permitir que a moto mude por si só, ou vice-versa.
No meu carro, posso subir e descer a caixa de câmbio usando as borboletas usando toda a faixa de rotação o mais forte que eu quiser, e a mudança real é quase imperceptível; ainda tenho freio motor, ainda posso ser agressivo nas curvas, etc.
No futuro previsível, aposto que a BMW venderá a ASA como uma opção, mudando gradualmente para que a ASA se torne padrão com o manual opcional.
As mudanças de marcha feitas por computador serão mais suaves do que as manuais, e seu passageiro apreciará isso. As partidas em subidas serão mais fáceis e não haverá preocupação com possíveis paradas. No geral, e discordando da postagem de Scott acima - desculpe, Scott! - o desgaste da transmissão será reduzido.
Soa familiar aos seletores de marchas F1 da Ferrari F360 F1 do início dos anos 2000 que eu costumava dirigir.No meu carro, posso subir e descer as mudanças usando as borboletas, usando toda a faixa de rotação o mais forte que eu quiser, e a mudança real é quase imperceptível; ainda tenho freio motor, ainda posso ser agressivo nas curvas, etc.
Sinto que algo está errado com sua moto. Eu tenho uma 2020, que é a mesma geração de moto, e ela não pode ser mais sólida, especialmente em velocidade. Sinto que a moto realmente suaviza a 90+ MPH.Eu tenho uma 2015. A moto tem seus prós e contras. Uma coisa importante que não gosto é a falta de estabilidade em alta velocidade, daí o amortecedor de direção incluído, que não funciona totalmente. Há muita área frontal da carenagem (e dos jarros salientes). Então, eu me vejo andando 15-20 mph mais lento do que com minha antiga moto K. Não inspira confiança com as velocidades extras legais que são a norma aqui no sudoeste americano. A mudança de 2025 no design da carenagem para um formato mais pontiagudo deve ajudar na estabilidade em alta velocidade, espero. Além disso, de acordo com um dos vídeos que assisti, a transmissão automática é uma OPÇÃO, felizmente.
Mal posso esperar para ver mais detalhes com o passar do tempo.
Estou a perguntar-me se vai ter algumas "melhorias" na suspensão, talvez até o ajuste automático da altura de condução.Estou ansiosamente à espera da 1300 RT. Só estou interessado por causa da ASA. Possuí dezenas de motos ao longo dos meus 54 anos. Atualmente possuo uma Honda NC750x com (auto) DCT. Adoro absolutamente a transmissão automática. Só considerarei motos novas com transmissão automática.
Considerando que a GS tem a altura de rodagem, não vejo por que eles não fariam o mesmo para a RT.Estou me perguntando se vai ter algumas "melhorias" na suspensão, talvez até o ajuste automático da altura de rodagem.
e melhores espelhos!!!A coisa que eu realmente quero/preciso, além de um motor mais potente, é a retroiluminação dos comandos do guiador
A RT parece ser baixa o suficiente para um piloto de 5'9" como eu colocar os pés no chão. Não preciso fazer a coisa da montaria de camelo.Considering the GS has the ride height, I don't see why they wouldn't do the same for the RT.
Concordo que deve haver um problema com essa bicicleta. Uma das palavras que eu usaria para descrever minha 2023RT é estabilidade sólida como rocha, mesmo a 200 km/h, o que consegui nas rodovias do Outback no Território do Norte. Ele também mantém uma estabilidade incrível sob frenagem pesada.Sinto que algo está errado com sua bicicleta. Tenho uma 2020, que é a mesma geração de bicicleta, e ela não pode ser mais sólida, especialmente em alta velocidade. Sinto que a bicicleta realmente suaviza a mais de 90 MPH.